A ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MONTE CASTELO PARTICIPA DE TRÊS MOMENTOS HISTÓRICOS NESTA SEMANA

Nos dias 05 e 06.02, a Secretária Municipal de Monte Castelo, Selma Figura, esteve em Florianópolis, quando participou de três reuniões importantes para essa política pública e para o desenvolvimento do seu trabalho nesse município. No dia 05.02 ocorreu a acolhida e uma formação para novos gestores, realizada pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). Nesse dia a Secretária Adeliana Dal Pont, apresentou sua equipe de gestão e a Diretora Gabriela, apresentou muitas informações de como a assistência social deve ser organizada e desenvolvida nos municípios. Trata-se de uma política que deve atuar no atendimento por exemplo, das vulnerabilidades econômicas e habitacionais das pessoas, bem como, para atender a população a quem dela precisar, acessando seus direitos.

Já no dia 06.02, na primeira reunião ocorreu a eleição da nova diretoria do colegiado de gestores municipais, o COEGEMAS, período de 2025-2026.

É o COEGEMAS que reúne todos os gestores para analisarem as problemáticas das pessoas, dos recursos necessários, da qualidade dos programas, dos serviços e as necessidades de profissionais, para que a assistência social ocorra da melhor forma nos municípios.

O COEGEMAS é a voz dos gestores da assistência social e por isso a Secretária Municipal de Monte Castelo foi eleita para o Conselho Fiscal representando os gestores da região AMPLANORTE. A sua presença no COEGEMAS favorece o desenvolvimento da assistência social nos municípios da região para avançarem. É o COEGEMAS que aponta a necessidade de recursos financeiros.

Desde a constituição de 1988, a assistência social passou a ser financiada parte pelo governo federal, parte pelo governo estadual e parte pelo governo municipal. Assim, finalizando o dia 06.02, ocorreu a reunião da Comissão, a CIB, com os representantes dos municípios e da SAS para pactuarem os recursos financeiros a serem repassados pelo estado de Santa Catarina, aos municípios, no ano de 2025.

Foram anunciados e pactuados então 65 milhões, que serão divididos proporcionalmente entre todos os municípios catarinenses. Fazer parte de todas essas atividades, faz parte das responsabilidades da gestora municipal da assistência social do município, pois ao participar ativamente dessas reuniões, só vai aprimorar cada vez mais a sua forma de atuar na gestão.

Evento da Secretaria de Estado Assistência Social para novos gestores reúne mais de 400 pessoas
Secretária do Estado de Assistência Social Adeliana Dal Pont e colegiado da AMPLANORTE