SEMANA PEDAGÓGICA CAPACITA PROFESSORES EM MONTE CASTELO

A vivência de práticas e reflexões para o atendimento das novas demandas educacionais, com base em tendências metodológicas e tecnológicas. Esse foi o foco da semana pedagógica que envolveu recentemente 30 professores do 1º ao 5º ano da Escola Básica Edson Nagano, em Monte Castelo. A formação foi realizada pela equipe da Escola S, que mantém o método de ensino da instituição.

Os docentes participaram ativamente de oficinas makers sobre os temas habilidades socioemocionais e saúde mental, oficina de robótica para construção de um gerador eólico com peças de lego, oficina de planejamento (uso do livro didático) e compartilhamento e projetos. Eles tambémaprofundaram conhecimentos sobre o DNA da Escola S, que enfatiza o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. Ao final, elegeram como frase central que representa o propósito coletivo do que perseguirão como foco de trabalho para a sua prática o tema “Mãos na Massa”.

A Escola Básica Edson Nagano foi a primeira escola pública de Santa Catarina a receber a implantação do método da Escola S, em novembro do ano passado. É resultado de uma parceria entre o município de Monte Castelo com a FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, da qual integra o Sesi, responsável pela gestão da Escola S. A parceria contempla consultoria técnica e formação de docentes e servidores e atende, com essa nova forma de ensino, a mais de 400 alunos na cidade do Planalto Norte catarinense.

Arquivos