Programa Cidade Empreendedora completa um ano de avanços em Monte Castelo

Em julho de 2019, o lançamento do Programa Cidade Empreendedora prometia dar fôlego novo à economia de Monte Castelo. Um ano depois, a expectativa se confirmou. A parceria entre a Prefeitura e o Sebrae/SC repercutiu em várias frentes, estimulando negócios, instigando parcerias com bancos e entidades (como o CDL local e os bancos de Microcrédito e juro zero, BluSol, Empreendedor e Planalto Norte) e a criação de novos empreendimentos no município.

“Uma das maiores fontes de renda de Monte Castelo é a agricultura, por isso, a administração municipal buscou a parceria com o Sebrae. Com a implantação do Programa Cidade Empreendedora, estamos realizando várias ações que estão contribuindo para o desenvolvimento sustentável e econômico do município. Uma delas é oferecer às empresas incentivos e estímulos fiscais para ampliação, reativação e instalação no município”, destaca Florinda Aparecida Alves Rodrigues, secretária de Articulação e Desenvolvimento Sustentável de Monte Castelo. Segundo ela, no ano passado, foram liberados R$ 299.838,50 em incentivos a empresas, contribuindo para a geração de empregos em Monte Castelo.
Um dos pontos chaves da implantação do programa na cidade, diz a secretária, é a inauguração da Sala do Empreendedor, em outubro, ambiente destinado à formalização, desburocratização e informações a micro e pequenas empresas. A Sala do Empreendedor, que visa dar suporte aos empresários de pequenos negócios e também MEI (Microempreendedor Individual), realizou até agora 951 atendimentos, entre aberturas de MEIs (foram 69), migração, emissão de DAS (documentos de arrecadação do simples nacional) e de NF-e (Notas Fiscais), foi também liberado um valor total de R$ 336.633,00 dos bancos parceiros BluSol, Empreendedor e Planalto Norte.
Validado em junho, o Planejamento Estratégico de Gestão Municipal (PEGEM) de Monte Castelo integra as ações do Programa Cidade Empreendedora e o resultado do trabalho servirá como instrumento de política pública para uma gestão eficiente e de resultados. O documento traz um resumo do diagnóstico realizado com base no estudo Monte Castelo em Números, o pensamento estratégico da atual gestão (missão, visão de futuro e valores), os objetivos estratégicos a serem atingidos, além dos projetos elencados pelas secretarias municipais.
A implantação do Cidade Empreendedora também possibilitou empresários e demais cidadãos se atualizarem quando a gestão financeira e marketing digital, graças a oficinas e consultorias individuais. Em abril, teve início a campanha contínua de valorização do comércio local, e em maio, a divulgação da Semana do MEI.
“O Programa Cidade Empreendedora vem, neste momento, cumprir um papel importante no município com a conclusão e entrega do Planejamento Estratégico da Gestão e, principalmente, com o atendimento na Sala do Empreendedor. Ela passa a ser um canal importante entre o munícipe, a Prefeitura e o Sebrae ao trazer informações e auxiliando no processo de abertura de novos negócios, gerando, desta forma, emprego e renda”, reforça o gerente regional do Sebrae, Jaime Arcino Dias Jr.
Fonte: Assessoria de Imprensa SEBRAE-SC / Regional Norte e Sala do Empreendedor Monte Castelo
Rubens Herbst
Jornalista – MTE Nº 487/SC