ESCOLA S IMPLANTA NO PLANALTO NORTE PRIMEIRO PROJETO EM ESCOLA PÚBLICA

A implantação do método da Escola S na primeira escola pública de Santa Catarina está sendo realizada neste mês de novembro, com consultoria técnica e formação de docentes e servidores. A nova forma de ensino atenderá, a partir do ano letivo de 2022, mais de 400 alunos da Escola Municipal Edson Nagano, em Monte Castelo.

Com os trabalhos sendo conduzidos por profissionais da Escola S de São Bento do Sul, 25 professores do ensino fundamental básico estão recebendo formação para conhecer o método. Paralelamente, os servidores e a direção da unidade passam por consultoria de administração e gestão escolar.

“Todos os profissionais da escola estão sendo envolvidos para que conheçam o projeto pedagógico em profundidade e possam utilizá-lo com segurança em sala de aula a partir do próximo ano letivo. É um trabalho muito gratificante, pois revela a busca por evolução educacional a favor dos estudantes”, destaca Daren de Vargas de Souza, gerente executiva do Sesi e Senai Planalto Norte.

O método da Escola S será utilizado regularmente para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Os demais estudantes, do infantil e do 6º ao 9º ano, por sua vez, já estão sendo envolvidos no projeto através de aulas de robótica no contraturno escolar. Durante todo o próximo ano, um especialista do Sesi irá acompanhar semanalmente a escola para dar sustentação à continuidade do programa.

 

ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA

 

A utilização do método da Escola S na Escola Municipal Edson Nagano é resultado de uma parceria realizada entre o município de Monte Castelo, através do prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza e do secretário da educação Osner Correa Netto, com a FIESC – Federação das Indústrias de Santa Catarina, da qual integra o Sesi, responsável pela gestão da Escola S. No Planalto Norte, a unidade de São Bento do Sul possui 204 alunos do ensino infantil ao fundamental I. Considerando o projeto Maker, são 538 estudantes atendidos.

O método da Escola S é pautada no protagonismo do aluno, com todos os ambientes planejados para oferecer diferentes experiências. “Eles são estimulados à investigação, invenção e descoberta por meio de interações com o ambiente externo e ao

desenvolvimento de sua autonomia”, esclarece a coordenadora de educação básica Adriana Wiatek. As habilidades e competências estão relacionadas à escrita, leitura, pensamento lógico, educação sociocultural e introdução à educação tecnológica.