Comissão do Planorte Leite apresenta aos prefeitos resultado de estudo para implantação de agroindústria

Produzir o melhor leite, com qualidade, segurança e confiabilidade é um dos objetivos do Programa Planorte Leite, construído a várias mãos para incentivar a produção no Planalto Norte Catarinense.

O Programa, que tem entre os progenitores a AMPLANORTE e a Epagri, já está em andamento há algum tempo, reunindo famílias produtoras; incentivando a construção de equipamentos para o setor, como plantadeira e aquecedor de água, produtos estes pensados e produzidos na região, além de outras ações que vêm ocorrendo para melhorar a qualidade de vida das famílias, a produção leiteira e a qualidade do leite.
Neste ano, através do Programa SC Rural foi contratada uma consultoria para verificar a viabilidade de implantação de uma agroindústria no Planalto Norte. O estudo já foi entregue e apresentado nesta segunda-feira (28) aos prefeitos em Canoinhas. Através do estudo é possível perceber que o mercado viabiliza a implantação da agroindústria e o trabalho, agora, das entidades mantenedoras do Programa, é fazer com que o projeto saia do papel e alavanque a produção de lácteos da região, trazendo retorno financeiro aos produtores e, com beneficiamento do produto aqui, também aumentando a geração de riqueza.
O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Bela Vista do Toldo, Adelmo Alberti lembrou que o grande desafio dos produtores é a logística e que este programa vem amenizar esta situação. Pediu que as lideranças trabalhem em conjunto para auxiliar no que for possível para a implantação da agroindústria e o andamento do programa.
O prefeito anfitrião Gilberto dos Passos falou que o estudo facilita o trabalho dos gestores, pois traz embasamento numérico para que se lute pela implantação.
O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato Noernberg acredita que o caminho para a implantação da agroindústria é o de buscar investidores mistos. Apresentou o estudo, a projeção de consumo, o mercado, as etapas de elaboração e esclareceu que agora o Programa está na fase de divulgação, incentivos e arrecadação de recursos para a sua continuidade. Nas próximas semanas os municípios receberão encontros para explicação e apresentação do programa e do estudo junto aos produtores.
Participaram, também, os prefeitos de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; Porto União, Elizeu Mibach e de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, além do deputado Estadual Antônio Aguiar; o Secretário Executivo da AMPLANORTE, Helio Daniel Costa e os secretários das ADRs de Mafra e Caninhas, Abel Schroeder e Aloisio Salvatti. Vereadores, empresários, produtores, representantes de instituições de ensino e de classe também prestigiaram o evento.

Fonte/Foto: AMPLANORTE