Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR reúne-se em Monte Castelo

Visando a discussão de políticas e diretrizes às ações do executivo municipal para o desenvolvimento rural do município de Monte Castelo, reuniram-se neste mês de agosto no auditório da Cooperpomares, integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

A reunião foi conduzida pelo Presidente do Conselho, Sr. Pedro Perito Cardoso e teve como pauta os seguintes assuntos:

• Eleição da engenheira-agrônoma, Sra. Ires Cristina Ribeiro Oliari para o cargo de secretária do CMDR.
  • Prestação de contas do programa Terra Boa da Secretaria da Agricultura Estadual: Programa do Calcário/Milho/ Kit Forrageira e de Apicultura.
  • O lançamento do Plano Safra 2017/2018, explanado pelo engenheiro- agrônomo da Epagri, Sr. Josinei Antônio Tissi, que apresentou as mudanças e novidades para esta safra, especialmente no que se refere as linhas de crédito rural do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf).
  • O uso da palavra pelo chefe da agência do IBGE de Canoinhas – SC Sr. Edmilson Balduíno Marinho Júnior, explicando as características do censo agropecuário 2017, seus atributos e importância. Para a total transparência do censo, Edmilson Júnior convidou os integrantes do CMDR para compor a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), uma vez que o recenseamento é responsabilidade de todos (governo, empresas, sociedade) já que as informações obtidas permitirão a noção da realidade do país e o plano de ações futuras com mais segurança. Também participou da reunião a Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE, Sra. Danielle Gneipel de Souza Kuchler.
  • Normas para aquisição e subvenção da prefeitura de parte do valor do transporte da cinza de biomassa do município de Três Barras até as propriedades rurais de Monte Castelo.

Além dos conselheiros representantes das comunidades do interior do município, participaram da reunião os representantes da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), IBGE, técnicos da Epagri, o Prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza, o Secretário Municipal de Administração Sr. Osner Correa Neto, o Secretário de Articulação e Desenvolvimento Sustentável Sr. Paulo Sérgio Zick, e o vereador Joelcio Bueno Boaventura.

No final do evento, o presidente do CMDR, Sr. Pedro Perito Cardoso agradeceu os conselheiros pela efetiva participação, autoridades locais e a Epagri pelo apoio e à Cooperpomares pela cessão do auditório.