Doação de Sangue – EEB Valentin Gonçalves Ribeiro.

A formação do ser humano, enquanto cidadão, deve ultrapassar as expectativas, levar o sujeito a alavancar nas atitudes do cotidiano em prol dos interesses sociais.

Neste panorama, concebemos educação como um processo de humanização.

            Com base nessa concepção foi desenvolvido um Projeto nas segundas séries  do Ensino Médio Inovador – EMI, da EEB Valentin Gonçalves Ribeiro de Monte Castelo, intitulado SANGUE BOM. O qual contemplou várias atividades pedagógicas que possibilitou a apropriação de conceitos referentes a doação de sangue. Entre essas atividades estão: pesquisas, palestras, seminário, produção de flyers, caminhada do bem e outros, e concluiu-se com uma viagem ao centro coletas de sangue Hemosc de Joinville, para efetivar doação coletiva. 

No dia 20 de junho de 2018 foi realizada uma viagem ao Hemocentro de Joinville – Hemosc, com alunos, pais, professores e pessoas da comunidade. Os alunos desenvolveram atividades como: Aulas sobre tipagem sanguínea, palestra com Médico especialista na área, aulas sobre pressão arterial e aprendizagem da aferição,  seminário sobre a importância da doação de sangue, caminhada do bem pelas ruas da cidade para divulgar projeto e convidar a comunidade para participar do projeto, onde foi entregue um Flyer desenvolvido pelos mesmos e a finalização do projeto foi realizar um ato de doação de 42 doadores. Entre os doadores estavam alunos, pais, professores e pessoas da comunidade, que mostrou grande interesse em participar do projeto e muitos destes já se propuseram a participar de outras possíveis viagens para doação que o projeto Sangue Bom vier a organizar.