Sistema de pregão presencial gera economia de R$ 125.204,00 para Monte Castelo

O Setor de Compras e Licitações da Prefeitura de Monte Castelo realizou na ultima quinta-feira (16), mais um procedimento licitatório usando o sistema de registro de preços na modalidade de pregão presencial, no qual teve como objetivo a aquisição parcelada de PNEUS, CAMARAS E PROTETORES para uso em todos os veículos e máquinas da frota municipal. A eficácia da modalidade pregão foi comprovada gerando uma economia aos cofres públicos de R$ 125.204,00 do montante do valor previsto para toda a compra. Houve a participação de 5 empresas licitantes. Levando em consideração aos números anteriores deste mesmo objeto, o Município comprou o dobro de Materiais, e ainda teve uma economia de 7,9%.

“Josimar Caldeira, coordenador geral de compras, material e serviços do município, salienta que o trabalho da equipe nada mais é que ajudar a administração municipal a fazer uma melhor compra com o preço justo.”

“O prefeito Jean Carlo Medeiros de Souza, diz que o pregão presencial é de grande importância para o município, gerando transparência e economia nas compras públicas.”

O “pregão” é a modalidade mais recente de licitação e foi instituída pela Lei Federal nº 10.520/02. Diferentemente das outras modalidades, no “pregão” o envelope “proposta” é aberto primeiro e, depois da classificação das propostas escritas, ocorre uma etapa de lances em que os participantes têm a possibilidade de reduzir ainda mais suas propostas. Somente após a classificação final é aberto o envelope de habilitação. É bom frisar que será aberto o envelope de documentos da habilitação apenas do licitante que ofertou o preço mais vantajoso. O “pregão” pode ser realizado para aquisição de bens e serviços comuns.